

I SIMPÓSIO DESPOLUIÇÃO DO RIO MACACU
“Dinâmicas de ocupação na bacia do Rio Macacu:
trajetórias e perspectivas"


2020
.jpeg)

2021
2021
Laboratório Sociedades Escravistas das Américas e Encontros de História com o LADOCH – Laboratório de Acervo e Documentação Histórica
Prof. Giovanni Levi da UniversitàCa'Foscaridi Venezia, Itália,
Ciclo de Conferências LABSEA e do Encontros LADOCH, em 12 de maio de 2021.
A abordagem do historiador pautou sobre o tema: História Global, História Conectada, Micro-História e apresentou a relação entre os três conceitos. O objetivo principal foi trazer uma metodologia que é muito usada por alunos e professores do PPGH/Universo, ampliando sua compreensão e aplicabilidade, fator que contribuiu para seu entendimento de forma mais ampla.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=QfJ52nFHbPs&t=19s

II Colóquio Internacional de História do Brasil Império
O II Colóquio Internacional de Pesquisas em História do Brasil Império, foi um evento organizado em parceria de diferentes pesquisadores filiados ao Grupo de Pesquisa Política, Sociedade e Economia do Brasil no Longo Século XIX, com a parceria do Laboratório Sociedades Escravistas das Américas. Em 2020 foi realizada a primeira edição do evento e em 2021 o colóquio foi organizado a partir de uma proposta mais abrangente a nível internacional, para a abertura de espaço aos pesquisadores e outros convidados do exterior, que trabalham com temáticas relacionadas ao Brasil oitocentista. Nosso objetivo foi criar um espaço de interlocução entre os pesquisadores e estudantes do Brasil oitocentista, das mais diversas instituições brasileiras e estrangeiras.
Link de acesso: https://60281ba39885d.site123.me/
CURSO DE EXTENSÃO – AS ORDENS RELIGIOSAS REGULARES NA AMÉRICA COLONIAL, SÉCULOS XVI- XVIII
(Não foi específico do LABSEA, foi do PPGH como um todo)
Os Programas de Pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS),
O curso teve como proposta analisar, inicialmente, o que foram as ordens religiosas regulares e como elas atuaram nas diferentes sociedades americanas, bem como, demonstrar em que medida, seus religiosos agiram muitas vezes como representantes dos monarcas nos territórios coloniais, inserindo-se nas sociedades e com elas travando variadas relações sociais, políticas, culturais e econômicas. Visando apresentar um amplo panorama acerca dos estudos sobre as diferentes ordens regulares, o curso foi estruturado com aulas ministradas tanto por pesquisadores brasileiros quanto por estrangeiros. A ideia foi oferecer aos participantes acesso ao que a historiografia tem desenvolvido sobre esta temática. Assim, cada módulo (encontro/aula), foi pensado de acordo com a especificidade do pesquisador que ministrará o conteúdo.
50 inscritos
Aulas remotas e síncronas
Público-alvo: Alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes regiões brasileiras.
Professores nacionais e internacionais:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade de Évora (Portugal)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil
Universidad de Buenos Aires
Universidade de Brasília
Universidade Federal da Paraíba
Universidade de São Paulo
Universo

2022
2022

III Colóquio Internacional de Pesquisas em História do Brasil Império e III Encontro Internacional Sociedades Escravistas nas Américas: Terra e Família
O III Colóquio Internacional de Pesquisas em História do Brasil Império e o III Encontro Internacional Sociedades Escravistas nas Américas: Terra e Família, são resultados da parceria de diferentes pesquisadores do Brasil e do exterior, especialistas em História Social da Escravidão e da Propriedade. Em 2020 foi realizada a primeira edição do Colóquio Internacional de Pesquisas em História do Brasil Império. Em 2021 ambos os eventos, ainda que realizados separadamente, foram organizados a partir de uma proposta de abrangência internacional, para a abertura de espaço aos pesquisadores e outros convidados do exterior, que trabalham com temáticas relacionadas ao Brasil oitocentista. O formato desses dois eventos foi unificado em 2022 afim de dar maior visibilidade e interlocução aos pesquisadores que se dedicam à temática.
Link: https://62a1488e9e55b.site123.me/
1º Ciclo de Palestras SIG Histórico em Perspectiva - Uma linguagem válida: os mapas de historiadores
Durante o segundo semestre de 2022 foi organizado por Rafael Laguardia e Vitória Schettini um ciclo de conferências a fim de ensinar aos pesquisadores interessados algumas noções básicas de aplicação do Sistema de Informação Geográfica à História. Para isso, foram convidados alguns professores especialistas na metodologia, sendo eles:
Prof. Dr. Tiago Gil (UNB) Tema: Uma linguagem válida: os mapas de historiadores,
Prof. Dr. Carlos Valência (UFF) Tema: - A variável espacial na distribuição interna dos escravos despachados do Rio de Janeiro no Brasil, 1809-1833.,
Prof. Dr. Ian Gregory (Lancaster University) Tema: GIS for HistoricalResearch: Applicationsandopportunities
Prof. Dr. Ângelo Carrara (UFJF/UFOP) Debatedor e comentarista.
Links de acesso : https://www.youtube.com/watch?v=rHfp_HSYccI
Ciclo de Palestras sobre independência do Brasil
Para se comemorar os 200 anos de Independência do Brasil, os Laboratórios Sociedades Escravistas das América – LABSEA e Laboratório de Estudos de Política e Ideologia – LEPIDE se uniram a fim de organizar o Ciclo de Palestras sobre independência do Brasil. Visando trazer este momento histórico através de pesquisas em várias regiões brasileiras. As mesas foram assim montadas:
Mesa 1: . Questões de poder, região e autonomia: Sergipe nas lutas pela Independência - Profa. Edna Maria Matos Antônio (UFS) . A Guerra de Independência na Bahia e a formação da Nação - Prof. Sérgio Guerra Filho (UFRB)
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=At949HX0TfU&t=34s
Mesa 2: "Despedaçar os ferros do despotismo, dar liberdade à Pátria agrilhoada": Vintismo e Independência na Imprensa do Maranhão (1821-1823) - Prof. Roni César Andrade de Araújo (UFMA) . Uma guerra pela Independência decisiva para o destino do Brasil: Ceará, Piauí e Maranhão em armas contra Portugal - Prof. Johny Santana de Araújo (UFPI)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Jc3o13DcE0s&t=2s
Mesa 3: O processo de emancipação política nas Províncias do Norte: o caso do Piauí - Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI) . "O Partido é já tão poderoso e grande": pertencimento maçônico nos tempos da Independência - Rio de Janeiro (1820-1822) - Prof. Alexander Mansur Barata (UFJF)
2023



2024







I Simpósio Internacional da Rede de Pesquisa Historicidade dos corpos nas sociedades Americanas
Dias 26 e 27 de setembro de 2024


Clique na imagem para acessar o Caderno de Resumos